PRINCIPAIS NOTÍCIAS

mask
De: 04/02/2019

“Espetáculo quase circense no Senado representa últimos suspiros da velha política”

Arolde de Oliveira avaliou como positiva a eleição de Davi Alcolumbre afirmando que é um momento de ressintonizar o Poder Legislativo com a vontade do povo brasileiro

Senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) durante eleição do presidente do Senado Federal para 56ª Legislatura. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

As primeiras duas sessões de Arolde de Oliveira como senador, que aconteceram nos últimos dias 1º e 2,  foram marcadas por confusões e bate-bocas em meio a um extenso debate a cerca da eleição do presidente do Senado Federal. O pleito costuma ser feito no mesmo dia da posse dos senadores eleitos, mas o desentendimento entre as partes fez com que tudo fosse resolvido apenas no dia seguinte, por volta de 19h30, depois das atividades no plenário da Casa serem iniciados às 11h45.

Foram necessárias duas votações para se chegar a um veredito final, que foi a eleição de Davi Alcolumbre (DEM/AP) à presidência do Senado Federal com 42 votos. Os pleitos foram realizados de forma fechada e em cédula. O primeiro processo de votação foi cancelado após a contagem de votos constatar 82 votos para os 80 votantes.

Arolde de Oliveira se mostrou indignado com os ocorridos, mas, ao final da eleição, classificou a escolha de Davi Alcolumbre como um sinal de renovação na política brasileira.

“Nós temos essa boa notícia para a nação brasileira. Eu me expressei, inclusive, envergonhado com o espetáculo deprimente que tivemos aqui no Senado ontem e hoje, mas eu me dou conta de que com essa mudança, com a juventude do presidente que acaba de assumir, Davi Alcolumbre, que representa a renovação, nós vamos ressintonizar  não apenas o Senado, mas o Congresso Nacional e o Poder Legislativo com a vontade do povo brasileiro. Esse espetáculo quase que circense de ontem e hoje representa os estertores do velho tempo e da velha política. Hoje nós começamos um novo tempo sintonizado com a vontade nacional”, declarou Arolde de Oliveira.

Confira o balanço que o parlamentar fez no fim da eleição:

Durante a segunda votação, no momento em que foi votar, o parlamentar fez seu primeiro discurso na Tribuna do Senado, dirigindo-se ao presidente da sessão José Maranhão. “Queria dizer à Vossa Excelência e nosso ilustres colegas parlamentares que é envergonhado que eu profiro as minhas primeiras palavras na Tribuna do Senado da República, para onde vim após 36 anos como deputado federal na outra Casa. Eu quero dizer que o povo brasileiro sente-se justificado com a sua percepção de que está Casa não é uma Casa séria. E eu estou envergonhado em nome do povo brasileiro”.

Veja o discurso de Arolde durante a votação:

Tag: , , , ,

VOCÊCOMPARTILHANDO NAS REDES

mask